sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


Decorando com personalidade e gastando pouco
Por Souza Queiroz & Gallo Interiores
Publicado em 08/08/2008







Brechós e feiras de antiguidade oferecem ótimas opções.

Decorar um espaço nem sempre significa gastar muito. Os brechós e feiras de antigüidade oferecem ótimas opções e muito estilo para quem quer mudar o ambiente.

Todos sonham ter uma casa linda e confortável. Mas decorar com funcionalidade e bom gosto pode custar bem caro. Ou não.

Com um pouco de paciência, tempo e muita criatividade para garimpar e reaproveitar móveis e objetos, a decoração da casa pode se tornar um projeto super gostoso e divertido.

Como decorar gastando pouco?

O segredo é visitar feirinhas de antigüidade, brechós de móveis, casas de doação (como o Lar Escola São Francisco e a Casa Hope, por exemplo), ou apostar em vendas de garagem, do tipo "família vende tudo". Dar uma boa olhada nos próprios móveis e reciclá-los também é uma ótima ideia.
Embora o retrô esteja na moda, o hábito de visitar feiras e mercados não é muito freqüente no Brasil, diferente do que ocorre nos EUA e Europa, lugares em que a procura por objetos usados é uma prática comum.

As peças garimpadas em feiras e brechós de móveis têm características e design próprios de sua época e, em sua maioria, são itens exclusivos. Por isso, a decoração feita com esses objetos é bastante original e pode ficar com o jeito de quem faz.

Reza a lenda que a palavra brechó é originária do nome Belchior, um senhor que no século XIX começou com essa história de vender roupas e objetos de segunda mão no Rio de Janeiro. Com o tempo, por corruptela, Belchior passou para brechó e a moda pegou.

Decoração com garimpo em brechós


Em São Paulo há ótimos lugares para garimpar móveis usados (nada comparado ao Mercado das Pulgas de Paris ou ao Portobello Road Market de Londres mostrado na foto abaixo), que vão desde os mais antigos que podem ser reformados aos que já foram repaginados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário